As Filipinas foram atingidas pelo super tufão Haiyan, considerado o maior tufão da Terra. O fenômeno natural foi uma das mais poderosas tempestades tropicais já vistas na história da humanidade. O número de mortos nas Filipinas superaram a marca de 10 mil pessoas, e cerca de 4.5 milhões de habitantes foram diretamente afetados.
Por conta do "super tufão" Haiyan, o país decretou estado de calamidade. Segundo o serviço meteorológico local, o tufão alcançou ventos de 315 km/h e rajadas de 380 km/h.
As Filipinas têm uma população de 97 milhões de pessoas. Desse total, pelo menos 25 milhões tiveram algum tipo de perda ou prejuízo por causa do tufão.
A passagem do tufão Haiyan pelas Filipinas deixou um verdadeiro rasto de destruição. Durante o fenômeno, as ondas passaram de 15 metros, e o tufão foi classificado como extenso e devastador.
A Cruz Vermelha trabalhou no resgate das vítimas. Muitas regiões do país ficaram inundadas, as estradas ficaram intransitáveis, o abastecimento elétrico foi interrompido e todas as formas de comunicação foram cortadas após a tragédia.
As Filipinas têm um histórico de grandes desastres naturais. Em 2012, o tufão Bopha ultrapassou a marca dos 1800 mortos e prejudicou muitos serviços do país. Esta região é frequentemente afetada por tempestades tropicais.
Em Agosto de 2009, o tufão Morakot matou 600 em Taiwan. Em Hong Kong o tufão Rose foi o mais trágico da história, e aconteceu em 1971, quando 110 pessoas morreram.
O Haiyan foi o 25º tufão que atingiu as Filipinas apenas em 2013. O desastre aconteceu no mês de novembro.
0 comentários:
Postar um comentário